Tipos de Media Estáticos

Este tópico concentra-se na análise dos tipos de media estáticos, também chamados de discretos ou espaciais. Estes são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial. Por exemplo, os parágrafos, os modelos e os conjuntos de pixéis são estruturas de representação de respectivamente, texto, gráficos vectoriais e imagens bitmap, que apenas variam na sua dimensão espacial. Isto significa que qualquer um destes elementos pode ser apresentado independentemente do tempo, sem perder o seu significado.


O Texto


O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e, por isso, tem sido a forma dominante de interacção entre o ser humano e o computador. Para além disso, o texto é uma das formas principais da comunicação assíncrona ou desfasada no tempo entre seres humanos, que tem como bons exemplos os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS (Short Messaging System) e o correio electrónico.

A apresentação do texto pode ter três formas possíveis:



  • Texto não-formatado (plain text) – A representação de texto não-formatado recorre apenas a conjuntos de caracteres existindo só um estilo (por exemplo, o texto produzido pelo Notepad do Windows).



  • Texto formatado (rich text) – a aparência do texto é mais rica e existem vastas fontes e dimensões para os caracteres (mais opções de formatação). A aparência do texto no ecrã pode ser idêntica à aparência em páginas impressas (por exemplo, o texto produzido pelo Word).


  • Hipertexto – Este formato de representação permite navegar entre quaisquer documentos de texto por intermédio de hiperligações (links) que se estabelecem entre partes dos nós de texto. O Hipertexto define-se como sendo texto não-linear.


Operações de Processamento de Texto



As operações de processamento de texto são geralmente implementadas por aplicações que se designam por processadores de texto. De uma forma geral, o processador de texto fornece uma interface gráfica que apresenta, em cada instante, o aspecto real do documento.


Imagens bitmap




Conceptualmente, as imagens bitmaps são mais simples do que os modelos gráficos. Ao contrário dos gráficos, as imagens bitmap (images ou pictures) não são conteúdos corrigíveis pois, o modo como se representam (matrizes de pixéis) não contém informação estrutural (Gibbs & Tsichritzis, 1995). Isto significa que a representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas apenas em termos de cor e brilho dos vários pixéis que constituem a imagem. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente por computador.



Exemplo de imagem bitmap:







A obtenção de imagens digitalizadas a partir do mundo real pode ser realizada de vários modos:




  1. Captura de páginas impressas por meio de um scanner


  2. Captura de imagens por intermédio de máquinas fotográficas digitais


  3. Produção de imagens digitais a partir de fotografias de 35 mm obtidas por meio de uma máquina fotográfica convencional


  4. Digitalização de imagens filmadas por meio de uma câmara de vídeo analógica, utilizando uma placa de captura de vídeo (conversão A/D)


  5. Captura por intermédio de uma câmara de vídeo digital (para disco rígido ou para a memória RAM do computador)


Todas as imagens digitais provenientes do mundo real resultam de um processo de captura de material impresso ou de fotogramas (frames) e designam-se por imagens capturadas (scanned still images).

As imagens podem ser sintetizadas directamente no computador, de várias formas diferentes:




  1. Criação manual de imagens através da utilização de uma aplicação de pintura ou ferramenta de edição de imagem como por exemplo, o Adobe Photoshop, o Corel PhotoPaint ou o Paint Shop Pro


  2. Conversão de um gráfico vectorial numa imagem bitmap por meio de uma operação de rendering


  3. Captura de um ecrã de computador sob a forma de uma imagem bitmap


  4. Geração de uma imagem por intermédio um programa de computador


As imagens digitais produzidas inteiramente em computador designam-se por imagens sintetizadas (synthesized still images).




Representação



Cada pixel da imagem possui um valor numérico designado por amplitude, que representa a sua cor. Este valor numérico pode representar:




  • Um ponto preto ou branco em imagens bitmap


  • Um nível de cinzento em imagens monocromáticas


  • Os atributos de cor do pixel em imagens coloridas


Resolução

Sabendo as dimensões em pixeis de uma imagem sabe-se imediatamente, "quanto" detalhe está contido na imagem.




Compressão e formatos de imagem



De uma forma geral, as técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas ou tipos:




  1. Compressão sem perdas - a compressão seguida pela descompressão preserva integralmente os dados da imagem;


  2. Compressão com perdas - a compressão seguida da descompressão conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano).



Gráficos Vectoriais



Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente. Uma vantagem deste tipo de representação gráfica reside na facilidade de manipulação das formas ou objectos desenhados sem perda de informação, sendo especialmente indicada para a criação de logótipos, símbolos gráficos, botões para aplicações interactivas e ícones pois, estes requerem uma boa definição das linhas, independentemente da sua escala visto que, representam informação cuja compreensão é crítica. A outra vantagem da representação gráfica, face à representação de imagens através de bitmaps, reside no facto da representação gráfica ser mais compacta.



De uma forma mais rigorosa, caracterizamos os gráficos como sendo constituídos por objectos gráficos (as linhas, rectângulos, curvas, ovais). Por sua vez, estes objectos podem ser eliminados, adicionados, movidos e modificados individualmente. Além disso, estes objectos gráficos possuem atributos, por exemplo, espessura, cor e padrão de preenchimento, que também são corrigíveis. Os gráficos também se designam por desenhos vectoriais porque na realidade todos os objectos gráficos contidos num gráfico são descritos por vectores.


Em termos de representação da informação visual, os conteúdos gráficos designam-se por modelos pois, o seu objectivo é modelar a realidade através de expressões matemáticas. O modelo gráfico contém uma descrição abstracta (ou matemática) de todos os objectos 2D ou 3D que constituem esse modelo gráfico.



Um gráfico é pois, um modelo. É possível desenvolver vários tipos de modelos gráficos, incluindo:
Modelos geométricos;




  • Modelos sólidos


  • Modelos físicos


  • Modelos empíricos


  • Modelos de desenho


Como resultado práctico da diferença entre gráficos e imagens verificamos que, a representação gráfica é muito mais compacta (ocupa menos espaço de armazenamento) do que a representação de imagem. Contudo, um gráfico demora mais tempo a ser apresentado do que uma imagem bitmap pois, o gráfico tem que ser convertido para imagem antes de ser possível apresentá-lo, ao passo que a imagem bitmap pode ser apresentada sem qualquer processamento. Por outro lado, o realismo de uma imagem bitmap resultante da digitalização de uma fotografia é muito difícil de se atingir por meios gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário