"Em multimédia há, basicamente, cinco maneiras para elaborar e transmitir mensagens: escrever, ilustarar, animar, ouvir e interagir. Explore-as ao máximo, com descernimento."
A par de todos estas características há que ter em consideração a própria evolução dos meios que vieram permitir um consumo rápido a qualquer hora e em qualquer lugar, a venda com agilidade e soluções eficientes, globalização, mão de obra qualificada e mercado exigente. E tudo isto torna-se cada vez mais importante dado o novo paradigma: os consumidores são cada vez mais exigentes, as empresas aproximam-se cada vez mais da comunidade e dos consumidores, a necessidade destas mesmas empresas se preocuparem com aspectos como responsabilidade social e ambiental bem como a transparência, a crescente presença de fenómenos como marketing directo, marketing de guerrilha e marketing viral.
1. Marketing Directo: baseia-se na utilização de canais directos para chegar ao consumidor sem intermediários de marketing.
2. Marketing Viral: exploram as redes sociais para produzir aumentos exponenciais na divulgação de uma marca.
"O ‘Marketing Viral’ é talvez a mais poderosa forma de disseminar uma idéia, produto ou serviço. De uma forma geral, consiste em criar uma mensagem com conteúdo que possa ser absorvido pelas pessoas que entrem em contacto com a mensagem. O conteúdo tem que ser contagioso como um vírus, ou seja, tem que ser suficientemente apelativo para que as pessoas o passem adiante. Se assim for, a ideia passa a ser naturalmente disseminada pelos utilizadores, multiplicada-se a grande velocidade. Daí a metáfora: A mensagem progride como um virús."
(2001-02-07, Entrevista com Luís Novais. O Marketing Viral e as PME's)
3. Marketing de Guerrilha
O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados. O objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção directa do público alvo sem pagar espaços publicitários nas medias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
A par de todos estas características há que ter em consideração a própria evolução dos meios que vieram permitir um consumo rápido a qualquer hora e em qualquer lugar, a venda com agilidade e soluções eficientes, globalização, mão de obra qualificada e mercado exigente. E tudo isto torna-se cada vez mais importante dado o novo paradigma: os consumidores são cada vez mais exigentes, as empresas aproximam-se cada vez mais da comunidade e dos consumidores, a necessidade destas mesmas empresas se preocuparem com aspectos como responsabilidade social e ambiental bem como a transparência, a crescente presença de fenómenos como marketing directo, marketing de guerrilha e marketing viral.
1. Marketing Directo: baseia-se na utilização de canais directos para chegar ao consumidor sem intermediários de marketing.
2. Marketing Viral: exploram as redes sociais para produzir aumentos exponenciais na divulgação de uma marca.
"O ‘Marketing Viral’ é talvez a mais poderosa forma de disseminar uma idéia, produto ou serviço. De uma forma geral, consiste em criar uma mensagem com conteúdo que possa ser absorvido pelas pessoas que entrem em contacto com a mensagem. O conteúdo tem que ser contagioso como um vírus, ou seja, tem que ser suficientemente apelativo para que as pessoas o passem adiante. Se assim for, a ideia passa a ser naturalmente disseminada pelos utilizadores, multiplicada-se a grande velocidade. Daí a metáfora: A mensagem progride como um virús."
(2001-02-07, Entrevista com Luís Novais. O Marketing Viral e as PME's)
3. Marketing de Guerrilha
O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados. O objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção directa do público alvo sem pagar espaços publicitários nas medias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
Um bom exemplo, na minha opinião, de marketing de guerrilha são os trabalhos desenvolvidos pela Torke, uma excelente empresa no ramos de marketing de guerrilha e marketing relacional.
Este tipo de acções costumam ter grande adesão por parte de quem se envolve e assume um grau de importância para a empresa ou marca enorme sem que para isso estejam envolvidos custos elevados quando comparados com os meios mais tradicionais. Depreende-se portanto, que é uma estratégia muito eficaz pelo que se conseguem resultados favoráveis. Acredito que aposta em massa na mesma seja o futuro!
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